Ressignificando os Rituais



Você já parou para pensar em quantos rituais estamos envolvidos nos dias de hoje?


Mesmo aqueles que acham que não, ainda assim estão sujeitos aos rituais religiosos ou psíquicos ou sociais, porque toda ação que segue um rito, ou seja, uma mesma forma de fazer para atingir um determinado resultado utilizando gestos, símbolos, sons ou palavras, é um ritual.


Aldeias indígenas, templos, igrejas, sinagogas, espaços holísticos, retiros de meditação, estúdios de yoga, comunidades étnicas reunidas pelas mesmas crenças, culturas ou tradições, praticam rituais ao longo dos séculos. Por isso, viver à margem dos rituais é, praticamente impossível.


O batizado, por exemplo, é um ritual. Segundo a Bíblia Jesus foi batizado por volta dos trinta anos e, quando do ritual do batismo, revelou-se como Filho de Deus. Ele já era o próprio Deus, porém, foi a partir daí que teve início sua caminhada para a redenção da humanidade.


Se olharmos com essa visão para as terapias integrativas também veremos semelhanças. Via de regra, as terapias integrativas são sistematizadas, seguem um protocolo, logo, podemos dizer que são, em essência, RITUAIS de CURAS.


Assim como, os rituais para elevar a vibração, utilizando-se dos incensos, mantras, meditação e silêncio. E o que dizer do casamento? Que tem nas alianças uma infinidade de simbologia.


Mesmo que inconsciente, acreditamos tanto na força benéfica dos rituais, que ritualizamos nossos pequenos hábitos, tipo a roupa ou o número que dá sorte, rosas vermelhas para os apaixonados, a fase da lua para começar algo novo e por aí vai... É do ser humano cultivar tradições. Acender a vela durante a oração, nem sabe porque, mas acende. Diz muito obrigado, deseja boa viagem, deseja que a grávida tenha uma boa hora. Os portugueses ainda dizem “adeus” (encomendo-te a Deus) ao se despedir. Lindo, não?

Formatura, aniversário, natal, páscoa, flores no dia dos finados, uma inauguração, a hora do chá, para os apreciadores de chá e o churrasco, então nem se fala 😊.


Os rituais nos fazem muito bem, porque estimulam nossos sentimentos de respeito, dedicação, disciplina, atenção, presença.


Existem muitos rituais, e além disso você sempre pode criar o seu.

Somos seres dotados de capacidades extraordinárias.

Ritualize-se!


Categorias